Empreendedores informais apresentam rendimento até três vezes inferior ao de negócios formalizados com CNPJ, segundo um estudo do Sebrae baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. O rendimento médio de um pequeno empresário formalizado é de R$ 5.741 mensais, enquanto empreendedores sem CNPJ têm um faturamento médio de apenas R$ 1.961. A formalização aumenta o rendimento e oferece segurança e benefícios importantes aos empresários.
O levantamento apontou que o setor agropecuário teve o maior crescimento entre micro e pequenas empresas. Em 2023, o faturamento dos pequenos negócios nesse setor cresceu 12,9% em relação a 2021. Outros setores, como comércio (11,3%), construção civil (5,1%) e indústria (1,4%), também mostraram evolução, refletindo a resiliência dos pequenos negócios formalizados.
A formalização fornece aos proprietários acesso a crédito e benefícios previdenciários. Isso se torna ainda mais relevante com a possibilidade de extinção do Simples Nacional, que poderia forçar 63% das empresas a retornar à informalidade ou reduzir suas atividades. Portanto, a formalização é essencial para a sustentabilidade e o crescimento dos pequenos empreendimentos no Brasil.
Fonte: CNN